sábado, 18 de setembro de 2010

A burocracia

Esta é provavelmente a primeira teoria sistemática sobre as organizações. Suas origens remontam ao século XIX , embora a sua formulação e aplicação específica mundo organizacional é feito nas primeiras décadas do século XX e seu impacto será sentido a partir da Primeira Guerra Mundial.
Se ignorarmos as contribuições do Farol e da teoria clássica da gestão , o alcance é muito limitado , a teoria da burocracia de Weber é o primeiro grande modelo teórico que fornece uma visão estrutural da organização e se aproxima do seu estudo a partir de um nível global.
Teoria da Burocracia de Weber .
Max Weber (1864-1920) pode ser considerado o iniciador do estudo sistemático da burocracia , cujas principais características são a racionalidade , com a conseqüente despersonalização .
Para entender suas idéias sobre este assunto deve ser colocada no contexto de sua teoria da dominação. Distingue três princípios da legitimidade do poder, com os respectivos tipos de organização, de distinguir três tipos de dominação:
  1. dominação carismática : o poder é legitimado pelas características do líder e é aceito pelos sujeitos com base em sua fé nele. No caso de haver uma organização administrativa , seria instável e indeterminado.
  2. dominação tradicional : o poder é legitimada no passado e herdou status. Gera organizações administrativas patrimonial ou de tipo feudal, em que "funcionários" dependerá do chefe e estão fortemente ligados a ele.
  3. norma jurídica : o poder é legitimada pela lei em termos de racionalidade e é independente do líder ou chefe que aplicá-la. O tipo de organização é burocrática líder .
Para Weber , a administração burocrática é, fundamentalmente, o exercício do controle com base no conhecimento ( expertise ), e é isso que torna especificamente racional. Este é um sistema de controle baseado em regras racionais , que pretendem regulamentar a estrutura eo " todo o processo de organização , pois só do conhecimento técnico para conseguir a máxima eficácia .
A pessoa que detém a autoridade detém uma posição cujas funções , prerrogativas , direitos e obrigações são definidos pela legislação, e apenas em virtude de sua posição que detém o poder.
A pessoa que obedece à autoridade fá-lo apenas como um membro desse grupo e apenas devido a regras jurídicas , e não a vontade individual dos chefes .
A organização de encargos ( definidos pelas regras que a sua área de competência) segue o princípio de hierarquia: cada posição está sob o controle e supervisão de um superior, e cada gestor é responsável por seu superior, suas decisões e ações , bem como dos seus subordinados.
A conduta dos administradores é governada por um sistema coerente de normas técnicas e as regras gerais e envolve a aplicação destas regras para cada caso e situação. Por essa razão , exige conhecimentos e preparação qualificada.
Há um sistema de promoção estabelecido com base na antiguidade ou a capacidade e competência.
Ao estabelecer essas notas , Weber tentou formular um tipo ideal de organização burocrática. Não é, portanto, um modelo empírico de funcionamento burocrático, ou é o resultado de uma média de todas as características das burocracias existentes. Este é um tipo puro obtido por abstração dos aspectos burocráticos mais característico de todos os organismos conhecidos, cuja característica essencial seria a racionalidade e eficiência.
Críticas a la teoria weberiana da burocracia.
Eles apontam as deficiências do conceito que desconhece os aspectos empíricos de organizações específicas e as dimensões não -racionais esquecê-la.
Além disso, observou-se que uma determinada organização que tem todas as características do tipo ideal de burocracia , não precisa necessariamente ser localizada no mais eficiente , especialmente porque os fatores que determinam que não pode ser estabelecido em abstrato.
Uma crítica inicial da teoria weberiana foi desenvolvido por Merton ( 1940). Esta formação aborda os burocratas disfuncionais na organização , cujo comportamento está se tornando mais rígida, o apego a regras e se identificar com seu grupo contra as pressões externas , o que torna o desempenho organizacional e reduz a realização dos nossos próprios fins da organização.
O processo é o seguinte : a burocracia que exige uma resposta previsível e devoção estrita às regras. Esta devoção às regras que eles se tornam absolutos sem ser considerado e de acordo com finalidades específicas. Isso interfere com a adaptação adequada em condições especiais, não previstos por aqueles que fizeram as regras. Assim, os elementos tentaram alcançar a eficiência , produzem , em geral , a ineficiência em casos especiais. Isto leva a reações negativas dos usuários do serviço , que por sua vez, provoca uma reação de defesa do burocrata e do grupo que cria e estimula uma personalidade rígida e inflexível.
Mas a abordagem de Merton , por sua vez , inadequado , uma vez que considera uma influência unidirecional na organização individual.
Selznick (1949 ) observaram que a pressão externa do ambiente em que a organização dos seus membros e influenciar o seu desempenho. É por isso que as organizações tem lugar em uma estrutura informal, que reflete os esforços de indivíduos e grupos para fiscalizar as condições de sua existência. Esta estrutura informal provocou mudanças na organização. Por este motivo, aumentou o controle sobre os membros a fim de tornar o comportamento mais previsível e adaptados para os efeitos da organização. Esta necessidade de controle é acompanhado por uma delegação da autoridade , conduzindo a uma diferenciação progressiva e departamentalização da organização e, portanto, exige uma especialização de postos de trabalho . Esta departamentalização cria uma série de grupos e provoca uma diferenciação de interesses entre eles e , muitas vezes, conflitos. Os membros identificam mais com os interesses do seu próprio grupo do que com a organização geral, que tem efeitos disfuncionais.
Outra efeitos disfuncionais do conflito entre vários departamentos é a luta interna pelo controle da organização , o que aumenta a produção de ideologias dos subgrupos ea internalização dos objetivos parcial dos membros do grupo .
Outro autor que apontou as falhas do tipo ideal de burocracia é Gouldner (1948) , que analisa o valor da natureza impessoal de regras burocráticas e destaca os seus pontos fortes e limitações. Congratulamo-nos com a visibilidade diminuída da entidade , permitindo um clima mais "democrático "para diminuir as tensões e os conflitos entre seus membros. Mas as regras gerais ilustrar os aspectos inaceitáveis do comportamento organizacional , estabelecendo um mínimo aceitável. Quando os membros da organização partes os efeitos da presente minimamente, para indicar um mínimo aceitável aumenta a disparidade entre os objetivos da organização e as realizações dos seus membros. Este ganho de força e controle , aumentando assim a visibilidade das relações hierárquicas de poder, num primeiro momento, se destine a cobrir o estabelecimento de regras gerais.
Todas essas contribuições destacam a ocorrência de efeitos indesejados em organizações burocráticas e seu valor disfuncionais , em muitos casos , colocando contradições em relação aos fins pretendidos.
Burns e Stalker (1961) desenvolveu um estudo destas disfunções dentro de um continuum características visita da flexibilidade da estrutura organizacional. Em um extremo da teoria da mecânica da organização ( que funciona bem em contextos e situações estáveis , apresentando disfunção grave na instável ) eo outro seria o tipo de órgão (o que é mais eficaz em situações de mudança e inovação ).
Em geral, o modelo evoluiu a partir de formulações ideal para realizar mais pesquisas empíricas : a partir de abordagem racional para a mais dialética reconhecida, juntamente com a eficiência e precisão das organizações burocráticas , a disfuncional que se colocam na realidade, e de aspectos estruturais de outros que, juntamente com a estrutura , reconhecendo as organizações dinâmico e funcional.
Em suma, a ênfase no estudo da burocracia destacou a necessidade de considerar os aspectos estruturais das organizações que não são redutíveis à consideração do fator humano ou a consideração dos grupos na organização. No entanto, outros fatores devem também ter em conta para obter uma visão mais ampla das organizações, é um sistema tecnológico .
As diferenças entre a teoria da burocracia e da escola das relações humanas.
A teoria da burocracia insiste em aspectos racionais e formais da organização como determinantes do comportamento , enquanto o movimento das relações humanas para os aspectos identificados informal dele.
A teoria do tipo ideal burocrático enfatiza os aspectos normativos da estrutura de regulamentação , o processo de organização e, portanto, o comportamento dos membros , enquanto a escola de relações humanas, a ênfase colocada sobre os aspectos empíricos desse comportamento .
Finalmente , a teoria das relações humanas considera as dimensões individual e coletiva da organização a partir de uma perspectiva psicológica e tentar analisar a relação entre os diferentes membros da sociedade a partir da perspectiva da psicologia social. Por seu lado , a teoria da burocracia em um contexto sociológico surge no regularidades estruturais nas diversas organizações , bem como diferenças sistemáticas entre essas variáveis que estão relacionadas ao social.
As diferenças entre as duas posições não são excludentes , mas complementares , que constituem os pilares básicos da teoria moderna interdisciplinar da organização.

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