sábado, 18 de setembro de 2010

Diversificação nas organizações

Tem vindo a progredir de acordo com a teoria da organização tornou-se evidente que não é razoável esperar para determinar a melhor maneira possível com a organização de validade universal. No início dos anos sessenta Burns e Stalker (1961 ) levantou , em relação à posição de Weber que, sob certas condições ambientais (especialmente em ambientes turbulentos ) foi mais adequado, uma estrutura flexível . Eles caracterizada como orgânica , a estrutura burocrática. Gradualmente , a pesquisa foi uma ênfase na abordagem de contingência pressupõe a existência de múltiplas formas de organização afirmando que o mais adequado e eficaz em cada caso podem variar dependendo de vários factores . Gradualmente, a pesquisa foi a identificação desses fatores relevantes: o tamanho , tecnologia, ambiente, etc Assim, a forma organizacional mais eficaz dependerá de fatores como tamanho, tecnologia utilizada , o ambiente em que se move , etc .
Nesse sentido, Mintzberg (1994) identificou cinco estruturas organizacionais que razoavelmente abranger a diversidade de formas de organização :
  1. A estrutura simples, é pequeno em tamanho tem uma diferenciação mínima de unidades e hierarquias plana, uma divisão de trabalho vagos e um nível muito baixo de formalização das tarefas e comportamentos. É principalmente orgânicos e coordenação é realizada principalmente através da supervisão direta. Um exemplo deste tipo de estrutura é um negócio de família.
  2. A estrutura burocrática do caráter mecânico é o tipo de organização descrita por Weber. É no âmbito das organizações que se caracterizam por processos de trabalho repetitivo, simples e padronizada. Eles têm uma grande proliferação de normas, grandes amostras das unidades de trabalho a nível operacional , uma estrutura relativamente centralizado de poder e decisão e uma componente significativa administrativo com uma clara distinção entre linha e staff. Um exemplo deste tipo de estrutura é a fábrica de automóveis .
  3. burocracia profissionalizada. Esta estrutura combina normalização com a descentralização das competências dos seus membros adquirida através da formação e socialização. Além disso, os profissionais que trabalham com certa independência de seus colegas e estreitamente ligada aos seus clientes. Um exemplo claro dessa organização é um hospital.
  4. Divisionalized estrutura é formada por um conjunto de entidades quase autônomas de organização, coordenada por uma estrutura formal. Esta estrutura suporta a sua distinção básica em termos de mercado que pretende servir e uma vez estabelecidas as divisões lhes dá o controle sobre as operações e as funções a serem desempenhadas , a prestar esses serviços e produtos. Três aspectos são característicos deste tipo de estrutura : a diferenciação de unidades dentro da organização de cada um, eo estabelecimento de uma padronização dentro de cada um deles, eo estabelecimento de uma padronização , que permite um controlo geral indiretamente, por cada uma das divisões. Um exemplo são as divisões de uma empresa multinacional .
  5. Adhoc estrutura é caracterizada pela baixa formalização e uma vasta experiência dos seus membros. Estes geralmente se enquadram em unidades flexíveis e funcionais são reorganizados em pequenas equipes de projeto de acordo com as demandas dos clientes . Coordenação dentro da equipe e entre equipes é obtida principalmente através do ajuste mútuo e há considerável descentralização de poder.
Alterações em ambientes corporativos , especialmente as mudanças na globalização do capital , a globalização ea saturação do mercado eo desenvolvimento de novas tecnologias de telemática estão impulsionando as empresas a buscarem novas formas de organização e novos sistemas de organização da produção .

Nenhum comentário:

Postar um comentário