sábado, 18 de setembro de 2010

A escola das relações humanas

O movimento das relações humanas surgiu nos Estados Unidos durante os anos 20 , em parte devido ao desenvolvimento da psicologia industrial e , em parte, por suas deficiências. Foi a consequência da psicologia industrial aumentou porque a importância do fator humano, mas ao mesmo tempo , o movimento das relações humanas é superar a sua situação individual.
Elton Mayo e as experiências na fábrica de Hawthorne.
Os experimentos realizados por Elton Mayo na fábrica Hawthorne da Western Electric Company, por quase duas décadas a partir de 1924 , destacou a importância do grupo para explicar o comportamento dos trabalhadores. Ela integra o conhecimento e as habilidades e metodologias da psicologia social ao estudo do comportamento organizacional.
Esta experiência é o ponto de partida e fonte de inspiração para a escola de relações humanas. Seu principal objetivo foi examinar as condições de trabalho em relação à produção e identificar e classificar os problemas em qualquer situação de trabalho,
Há quatro fases:
  1. Fase de estudo do fator humano (1924-1928) : Nós estudamos a relação entre a iluminação eo nível de produção, não encontrando relações conclusivas. Também conduziu três investigações sobre os efeitos das variáveis bio- psicológico sobre a produtividade.
O experimento foi realizado com um grupo de seis mulheres, ele se separou de seu lugar normal de trabalho, levando-os a uma sala especial .
Houve um aumento no desempenho independente das variações nos períodos de descanso ( uma das variáveis consideradas ). Além disso , as mulheres eram mais satisfeitas , reduzindo as ausências de 80%.
Foi confirmado que as novas condições nos trabalhadores inspirou um maior desejo de ir para o trabalho e que a fiscalização mais liberdade , menos rigoroso ea possibilidade de mudar de uma taxa fixa foram fatores importantes para a criação de uma melhor atitude face ao trabalho .
Por outro lado , a consultar o grupo antes que eles mudaram o programa, foi desenvolvido o sentido de participação que o grupo é gradualmente transformada em uma espécie de unidade social.
  1. estágios clínicos ( atrasado 1928-1931) : o foco na realização de entrevistas para melhor entender os pontos de vista dos trabalhadores.
Eles descobriram que o comportamento dos trabalhadores não é explicado tanto por suas características sócio- organizacional da empresa. Assim, assumir um papel -chave do grupo ou grupos formados espontaneamente pela interação dos indivíduos no seu trabalho. O trabalhador deixa de ser visto como um indivíduo isolado, e é então considerado como um indivíduo cujo comportamento é determinado, principalmente, pelos valores e normas do grupo a que pertence.
  1. Antropológica fase (1931-1932) : use os comentários para esclarecer a relação entre as variáveis que influenciam as atitudes e comportamentos dos trabalhadores.
Verificou-se que membros de grupos que tentam produzir em conformidade com o nível definido implicitamente pelo grupo e se excedeu em muito esse nível ou caiu abaixo , foi pressionado por outros membros. Além disso , os supervisores é tolerada , assim como de outras violações de regras da empresa .
Quais os mecanismos de funcionamento da empresa foram dois:
  1. Conformidade com as normas estabelecidas de maneira informal pelo grupo ea existência de sanções natural ou social , quando os membros não seguem.
  2. O surgimento de mecanismos de identidade de grupo ea existência de papéis de liderança informal.
  3. fase de manipulação (1936-1940, 1932-1936 , ele suspendeu o estudo por causa dos efeitos da depressão ), com base aconselhamento psicoterapia e entrevistas pessoais.
Juntos, estes estudos para a existência de uma organização informal (resultantes das interações entre os membros da organização) com a organização formal ( os criados e com base na organização ), que dependem uns dos outros . Assim, o comportamento de um indivíduo e um grupo depende da sua forma de integração social e toda a estrutura da empresa em seus níveis formal e informal.
Mas o argumento mais importante surge a partir dos estudos de Hawthorne é preparar os supervisores e gerentes. Segundo maio de melhores métodos são necessárias para alcançar a elite administrativa. A parte principal da indústria humana e social , de modo que as habilidades empresariais críticos são a liderança ea aconselhamento.
Em suma , estes estudos revelaram a necessidade de ter em conta as dimensões sociais do comportamento humano, a influência dos grupos sobre o indivíduo ea necessidade de considerar as relações humanas na organização.
Contribuições da psicologia de grupos.
Isto incluiu o trabalho de um número de psicólogos sociais , insistindo sobre o estudo dos grupos humanos , adoptou uma posição muito próxima à dos teóricos das relações humanas .
Um dos temas centrais da psicologia dos relacionamentos humanos foi estudar a liderzgo , com K. Lewin um dos autores mais influentes. Os fundamentos teóricos estabelecidos por Lewin conduziu a pesquisa sobre os grupos e liderança.
Lewin nota que o comportamento do sujeito depende da pessoa e do ambiente , colocando o comportamento em um campo de forças representadas por vetores.
Ele observou que as mudanças no comportamento de um grupo é mais fácil se o grupo pode discutir e chegar a um acordo prévio entre eles a necessidade de mudança, e se a mente depois de rever sua adesão .
Vários estudos estabelecido que o tipo de supervisão era uma variável central na produção de uma maior extensão do que as atitudes dos próprios trabalhadores. Estes estudos deram um perfil completo do supervisor eficiente e com ela a possibilidade de desenvolver cursos de formação para supervisores. Mas logo sugieron crítica , apontando para a ambigüidade da relação entre a produtividade eo estilo de supervisão. Além disso, as variáveis mais gerais esqueci como relações de poder social ou político. Além disso, sua ênfase na dimensão informal da organização minimizou a estrutura formal da empresa , sem dúvida, desempenha um papel importante na condução dos seus membros.

Crítica à escola das relações humanas.
No que diz respeito aos estudos de Hawthorne , têm sido criticados por seus aspectos metodológicos na interpretação e teóricas.
A escola das relações humanas tem sido criticado de diversas perspectivas . Talvez a crítica mais importante é o fato de que ele tentou resolver todos os problemas de organização, só prestando atenção ao indivíduo no grupo , não apenas vir a considerar a organização como um todo . Além disso, ao afirmar que o conflito pode ser resolvido apenas através da melhoria das relações humanas e comunicação dentro da fábrica, ele esquece a apreciação de conflitos na sua dimensão estrutural da luta pelo poder ou conflito de interesses sejam claramente definidos e conhecidos em outros lugares .

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