sábado, 18 de setembro de 2010

História da psicologia das organizações

Uma das características da sociedade contemporânea é o grande número de organizações existentes em seu meio. Estas surgiram nas áreas mais importantes da vida como trabalho, educação , política, religião , entretenimento e lazer , saúde, etc Assim, as organizações são criadas como empresas, hospitais, prisões, escolas, universidades, departamentos governamentais, unidades militares, igreja, sindicatos, partidos políticos e muitas outras instituições sociais, conscientes de sua finalidades e racionalmente constituída. Isto permitiu que vários autores  caracterizar a nossa sociedade como "burocrática "ou" organizazacional ".
Devido à importância das organizações em nossa sociedade, várias disciplinas têm abordado o estudo , incluindo a Psicologia. No entanto, para estudar as organizações do ponto de vista psicológico , é imperativo conhecer o desenvolvimento histórico da teoria desenvolvida , desta forma iremos compreender adequadamente as diferentes vertentes de investigação recente.
Além disso, vamos tentar reconstruir a história do pensamento científico sobre as organizações. Para isso é necessário  recuperar as contribuições de todas as disciplinas que abordam o estudo ( psicologia, sociologia , economia, teoria de gestão e engenharia de produção ) e delinear os principais modelos desenvolvidos no estudo da organização e do comportamento organizacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário