sábado, 18 de setembro de 2010

O fator humano nas organizações

Já observamos muitas críticas levantadas taylorismo , aqui insistem que surgiu no contexto da psicologia como ciência no final do século XIX e início do século XX.
O reconhecimento dos fatores psicológicos revelaram uma série de deficiências da teoria da gestão científica do trabalho. Crítica da posição defendida pela melhor forma possível para realizar o trabalho . Crítica da posição defendida pela melhor forma possível para realizar o trabalho , observou a necessidade de considerar as diferenças individuais. Diante de uma concepção mecanicista do trabalhador, destacando os aspectos fisiológicos e psicológicos a serem tomadas em conta quando se considera o comportamento do trabalhador. Dado o modelo econômico do homem, motivado apenas pela remuneração e outros incentivos econômicos, também constata a existência de outros motivos.
Assim, o desenvolvimento da psicologia industrial os E.U. Europa e foi possível após o estabelecimento da psicologia como ciência. Com a aplicação do conhecimento psicológico para os problemas da indústria, é trazido de volta o homem com toda a sua personalidade .
Como representantes da organização científica do trabalho , psicólogos industriais queria salientar que o conhecimento psicológico chegou comprovado cientificamente útil, tanto para facilitar a tarefa do trabalhador para reduzir os custos de aumentar a produtividade.
O desenvolvimento da psicologia industrial na América.
Nos E.U.A , os autores que contribuíram para a aplicação dos conhecimentos psicológicos para a indústria foram JM Cattell (1860-1944) e H. Münsterberg ( 1863-1916 ).
Cattell enfatizou a abordagem diferenciada e utilizado como principal método para o estudo das diferenças individuais teste mental.
Se os indivíduos têm diferentes habilidades, desenvolver um trabalho melhor do que outros . Portanto, pela seleção pode ser melhorada a produção industrial eo desempenho dos trabalhadores. Nesta seleção seria útil para a utilização dos testes mentais.
No entanto, Münsterberg que é considerado o fundador da psicologia industrial. Ele aborda o problema da psicologia industrial na perspectiva da ligação do homem à máquina e também ligar a máquina para o homem. Tentativas para determinar as condições em que podemos encontrar o melhor homem, o desempenho do trabalho e potencial.
Ele ressaltou a importância da utilização de testes na seleção de trabalhadores , a aplicação de princípios de aprendizagem para formação de pessoal na indústria , a necessidade para o estudo da fadiga e da monotonia de uma perspectiva psicológica , a influência dos incentivos ambiente económico e social do empregado, o problema da adaptação da tecnologia às condições psicológicas.
Outro autor foi W.D. Scout (1869-1955) , que foi a primeira a oferecer uma análise das razões para os trabalhadores com ênfase no valor dos incentivos não financeiros.
Todas essas contribuições abriu a aceitação deste novo campo profissional da psicologia , mas seu desenvolvimento será dedicado à Primeira Guerra Mundial , quando ele levantou a questão de usar a maneira mais eficiente de milhões de homens e que conduziu à construção ferramentas de recrutamento do grupo.
Devido ao sucesso de programas militares de classificação psicológica , a psicologia industrial passou por um grande desenvolvimento nos anos seguintes, a Primeira Guerra Mundial.
No entanto, na segunda metade dos anos 20 começou a observar uma desilusão progressiva com o valor de técnicas psicológicas aplicadas à empresa, porque os testes usados para o recrutamento não foram tão eficazes como pretendido e testes diria não habilidades certas e no desempenho do trabalho.
Em geral, podemos sintetizar as características da psicologia industrial , em suas primeiras décadas do seguinte modo:
    1. Logo surgimento de interesse na psicologia industrial.
    2. Crescimento e desenvolvimento ditada por princípios do mercado livre .
    3. requisitos de desempenho rápido para garantir a sua sobrevivência .
    4. Determinação de seus problemas em função das necessidades do negócio.
    5. influência considerável.
O desenvolvimento da psicologia industrial na Europa.
Em relação à Europa , o desenvolvimento da psicologia industrial será particularmente intenso na Grã-Bretanha , durante a Primeira Guerra Mundial , destinado principalmente às questões de produtividade dos trabalhadores e fadiga ( em fábricas munições).
estudos de fadiga foram conduzidos predominantemente fisiológico perspectiva de que foi prorrogado , subsequentemente, a sua dimensão psicológica.
CS Myers (1873-1946) indica que a fadiga muscular não pode ser isolado de influências tais como a capacidade e inteligência, que dependem do bom funcionamento dos centros superiores do sistema nervoso central.
Cathcart , por sua vez , define a fadiga (1928) como uma redução da capacidade para o trabalho, um dos principais indicadores de fadiga industrial mudanças no rendimento e na qualidade do trabalho.
Esta nova abordagem da fadiga levou ao estudo de outra questão intimamente relacionadas: a monotonia. A monotonia como Vernon (1924), seria uma condição psicológica subjetiva , cuja ocorrência é determinada por condições objectivas (maior subdivisão do trabalho, a quantidade de trabalho a repetição ... ), mas também depende de diferenças individuais e da psicologia dos indivíduos cuja aparência é bilidade para condições objetivas (divisão principal do trabalho , a quantidade de obras repetição ... ), mas depende também as diferenças individuais e da psicologia da atitude do operador individual ( para o seu trabalho) .
Wyatt e Fraser (1928 ) ressaltam que o sentimento de tédio depende muito das características individuais e as tendências. Mas por outro lado , mostra alguma relação com o grau de mecanização da tarefa seria menos trabalho totalmente automática ( atenção pode ser desviada para outros assuntos) e aqueles que exigem uma concentração elevada (situações muitas vezes inesperadas surgem e vários ), Enquanto é mais acentuada no semi- obras ( exige atenção para evitar que a mente está perdida , mas não o suficiente para absorver totalmente a atividade mental).
Apesar de uma melhoria acentuada em algumas das deficiências da organização científica do trabalho , esta abordagem , que , essencialmente, enfatiza as diferenças individuais e fatores humanos, por sua vez influenciada pela perspectiva puramente individual. As investigações realizadas indicam a necessidade de considerar as dimensões sociais do comportamento humano ea importância das relações humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário