sábado, 18 de setembro de 2010

Teoria clássica

A gerência científica do trabalho.
Nas últimas décadas do século XIX , a economia e a experiência de industrialização , uma mudança gradual conhecido como " segunda revolução industrial ", cujas características podemos destacar a predominância da indústria de bancos de investimentos , a separação entre propriedade e gestão, a localização da máquina a vapor pela eletricidade , a adoção de sistemas de produção em massa, mudanças significativas no transporte , comunicações e utilização está a aumentar , a fins de investigação científica aplicada à atividade industrial.
As contribuições da F.W. Taylor
É neste contexto surge a teoria da administração científica . Suas origens estão no pior XVIII e XIX foi Frederick W. Taylor (1856-1915) que formulou especificamente a teoria eo seu representante mais característico .
Taylor , engenheiro -chefe de uma fábrica , tentando estudar cientificamente as organizações a aumentar a eficiência dos operadores. Isto levanta dois objectivos:
  1. Estabelecer da melhor maneira possível para realizar uma tarefa .
  2. Relatório de sistemas para motivar o funcionário a seguir essa seqüência .
Estabelecer uma divisão inicial de trabalho: os responsáveis pela programação e execução. Os primeiros são pessoas preparadas para estabelecer o momento mais adequado e de movimento para fazer uma tarefa e não deixam nada ao acaso para os operadores, que se presume baixa inteligência. As notas têm o direito de ter as características dos trabalhadores ( seleção de pessoal ).
A metodologia e as técnicas utilizadas por, entre outros , o tempo eo estudo do movimento (isto é estabelecer o momento ideal para realizar uma tarefa eo tempo necessário, o trabalhador médio deve atender ) ea utilização de capatazes funcional ( é mais eficaz do que todas as operador depende de vários aspectos como mestres em questão , portanto, fornece uma diferenciação de funções entre os capatazes ).
Quanto aos incentivos e motivações são principalmente econômicos e estabelece uma individualização de recompensas (por conclusão de desempenho padrão).
O conceito subjacente do homem é dupla: no caso dos engenheiros , eles são considerados como indivíduos plenamente racional capaz de tomar decisões ótimas, enquanto os operadores são considerados como máquinas envolvidas no processo de produção .
Entre as críticas que têm sido a sua teoria, podem ser destacadas:
    1. Sua concepção mecanicista do homem , juntamente com uma visão restritiva da motivação , concentrando-se principalmente por razões económicas.
    2. Ignorando a condições fisiológicas e psicológicas dos seres humanos.
    3. O alegado excesso de racionalidade analistas e projetistas na tarefa.
    4. Pobre consideração do homem como social.
    5. A falta de ênfase no estudo das relações humanas.
Entre os principais seguidores do trabalho de Taylor, podemos citar H. L. Grantt (1861-1919) , que substituiu o sistema salarial baseado em taxas diferentes para cada peça de trabalho com o sistema premium. F. B. Gilbreth (1868-1924) , que introduziu o uso de película no tempo e no estudo do movimento, e H. Emerson, que estava preocupado com os problemas de estrutura organizacional , tentando encontrar recomendações para aumentar a produtividade .
A obra de Henry Lighthouse ( 1841-1925 ). A abordagem universalista ao estudo das organizações.
Ele também era engenheiro e trabalhou para introduzir gestão cientista, mas a partir de uma perspectiva complementar à de Taylor , considerando toda a empresa e com especial atenção para os problemas organizacionais de gestão.
Tentando descobrir os princípios universais de substituir as regras tradicionais intuitiva da acção administrativa . Estes princípios permitem que o diretor da empresa para construir e gerir a sua organização racional.
Ele se concentra principalmente na função administrativa , cuja missão é encontrar um conjunto de princípios para estabelecer a forma como eles estão ligados entre si todas as funções da organização.
A empresa é considerada uma estrutura normal e relações funcionais , portanto, o papel dos indivíduos no que é secundário e instrumental.
Esta situação é a autoridade de base, que funciona própria , e as pessoas passar a exercer , na medida em que desempenham essas funções.
Verticalmente, a estrutura organizacional é concebida como um sistema de relações hierárquicas estabelecidas pela delegação de autoridade e responsabilidade de cima para baixo . Horizontalmente, existe uma diferença em termos de funções.
Entre os princípios estabelecidos , podemos citar:
  1. A divisão do trabalho .
  2. A disciplina e os instrumentos utilizados para manter ( bons chefes , regras claras e justas e sanções) .
  3. O endereço da unidade (uma cabeça e um programa para um conjunto de operações que tendem para o mesmo objeto ).
  4. Centralização (para minimizar o papel dos trabalhadores );
  5. Hierarquia.
  6. Timing .
  7. Coloque nos níveis mais baixos da sociedade com conhecimentos específicos de execução do tipo de trabalho , enquanto que quando se sobe na escala aumenta a necessidade para a função abrangidos por aqueles com habilidades profissionais , além da habilidade administrativa .
Entre as críticas que têm sido a sua teoria, podem ser destacadas:
      • Os princípios de funcionamento devem ser oferecidas menos científica do que eles se destinam.
      • Ao adotar a organização formal, esquece-se aspectos importantes do comportamento real das empresas e sua explicação.
      • Devido a sua generalidade, é de pouco efeito prático para prever e controlar fenômenos organizacionais em situações específicas.
      • Explique o que deve ser feito, mas não como .

Nenhum comentário:

Postar um comentário