sábado, 18 de setembro de 2010

Aproximações sociotecnológicas

Desenvolvimento tecnológico impulsionado pela indústria de guerra teve um impacto direto após indústrias, a Segunda Guerra Mundial e foi uma modernização progressiva da tecnologia nas organizações industriais. A nova tecnologia , cada vez mais mecanizada, ocupou um lugar importante na indústria , o trabalho de deslocamento ou que exigem uma profunda conversão . Por esta razão, os modelos teóricos da organização, que se desenvolveu nos anos 50, uma prioridade clara para os aspectos tecnológicos da organização , tanto no tamanho do hardware e software.
Formulamos um modelo sócio- técnico, que tenta incorporar as dimensões técnicas e humanas e as dimensões social , principalmente no grupo , o estudo das organizações industriais.
Outro padrão que emerge é colocada no contexto da psicologia humanista. Diante da crescente despersonalização causada pela introdução de novas tecnologias e lidar com a introdução de sistemas de linha de montagem, salienta a necessidade de novo desenho e transformar as organizações existentes, de modo a servir o desenvolvimento pessoal dos seus membros e suas realização progressiva .
Uma terceira abordagem que surgiu na década de 50 também enfatiza o estudo de processos decisórios e observa que a característica essencial da organização e dos seus membros é a sua racionalidade , embora esta não é absoluta, mas limitada.
Todos os três modelos sugerem uma concepção da organização como um sistema que será cada vez mais formando são tão abertos e multidimensionais. Assim, a organização está configurado como uma forma social em que ter em mente as dimensões tecnológicas, as dimensões humanas , papéis ou hierarquia que possibilitam e condicionam as decisões tomadas e para caracterizar a organização em seu níveis.
 Abordagens Sóciotecnológicas
Eles enfatizam o papel preponderante dos aspectos tecnológicos na determinação do comportamento de trabalho na organização. O conceito de tecnologia inclui os equipamentos produtivos e as várias ferramentas técnicas disponíveis para fazer o trabalho (hardware) e os processos de produção e as várias fórmulas de organização do trabalho (software).
As ferramentas tecnológicas (hardware) influenciam o comportamento dos empregados através da organização e planejamento do trabalho a ser feito com eles. Esse planejamento pode ser feito de várias maneiras.
Esta abordagem introduz inovações significativas , incorporando as contribuições para as escolas identificaram fatores humanos e relações humanas, porque ele insiste na necessidade de planejamento dos trabalhos, tendo em conta as necessidades fisiológicas , psicológicas e sociais dos trabalhadores evitar a monotonia e facilitar as relações humanas nos grupos de trabalho .
Com a introdução de novas tecnologias, foi implementado em uma série de empresas de grande massa de produção, que tinham considerações sobre o comportamento do trabalhador. Na os E.U. Walker e Convidados (1952) estudaram estes efeitos, em uma montadora de automóveis . A questão fundamental é determinar o grau em que o homem pode (ou deve) se adaptar ao novo ambiente de máquinas e quanto pode alterar ou reconstruir neste ambiente, de modo que tenha em conta as necessidades ea personalidade humana.
A tecnologia em uma unidade operacional pode ser o fator crucial na determinação do tipo de relações sociais entre os indivíduos. A linha de trabalho difícil topografia resultante das relações sociais ea formação de grupos de trabalho entre os funcionários , aumenta a padronização das tarefas e impede o desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários , estabelecendo a necessidade de controle e fiscalização externa de trabalho.
Além disso, o ritmo de trabalho , a movimentação ea fragmentação excessiva das operações e unidades de trabalho oferece um trabalho repetitivo, simples , dividir, desinteressante e monótono , que desenvolve um sentimento de despersonalização , o anonimato ea falta de interesse o trabalhador.
Clientes Walker e apontam para uma série de sugestões que visam aumentar a aspectos motivacionais das técnicas empregadas pelo enriquecimento do trabalho e ampliação do trabalho.
Tavistock Institute
Pesquisa do Instituto Tavistock ( fundada na Inglaterra em 1947) têm enfatizado o estudo da interação de dois aspectos importantes da estrutura organizacional : social e tecnológico.
Embora a tecnologia , por vezes, requer um tipo particular de organização social, que permite mais de uma alternativa dentro de certas margens psicossocial e, nestes casos , escolhendo a alternativa mais adequada pode aumentar os resultados da produção e satisfação do trabalhador . O sistema sócio-técnico tem a propriedade de equifinality , ou seja, um estado de equilíbrio pode ser alcançado a partir de diferentes condições iniciais e por caminhos diferentes. Isso está expresso no fato de que o sistema organizacional tem um número de propriedades sociais e psicológicos que são independentes da tecnologia.
Através de estudos de Trist (1951) em minas de carvão britânicas e Rice em fábricas têxteis na Índia, revelou uma série de aspectos psicológicos e sociais que são relevantes para os trabalhadores de muito diferentes áreas culturais. Entre eles , há a preferência dos trabalhadores para as tarefas significativas para realizar tarefas simples demais e sem sentido dividir. Além disso, é de fundamental importância a integração dos trabalhadores que trabalham em grupos primários ou organizações sociais, com níveis similares de competência entre os seus membros , e planejamento de seu trabalho. Na medida em que a organização do trabalho leva em conta estes factores e torná-los compatíveis com as limitações impostas pelas dimensões tecnológica , a eleição terá sido bem-sucedido trabalho de organização e gestão eficaz.
Esta abordagem especial atenção aos aspectos internos da organização, conceituada como um sistema composto de vários subsistemas . Posteriormente, porém , observou a necessidade de considerar os aspectos externos da organização é o seu relacionamento com ela para obter uma visão mais ampla da organização. Isso requer a consideração das organizações como sistemas abertos que trocam , energia e informação se o ambiente de acordo com um ciclo de integração , processamento e exportação desses itens.
A influência da tecnologia sobre o comportamento dos grupos de trabalho .
Outros autores, especialmente influenciada por abordagens operacionalitas , e perto da interação e movimento das relações humanas , embora críticos do mesmo, têm vindo a apontar a influência da tecnologia sobre o comportamento dos grupos de trabalho próprios .
Whyte (1948) é o autor que ajudou a transição entre o movimento das relações humanas e os modelos com implicações tecnológicas . Ele antecipou a distinção entre tecnologia e hardware ( equipamentos ) e de software ou estrutura formal. Resort para a reorganização do equipamento ou tecnologia como um meio para introduzir mudanças nas interações sociais dos membros da organização. Recupera e destaca a importância do pagamento como incentivo.
Observa que a gestão , quando para manter a harmonia entre os diferentes grupos , deve servir a uma série de aspectos organizacionais, entre os quais a tecnologia , os incentivos econômicos e de alteração de projeto e fluxos de trabalho . Desenvolve nesse sentido , também , o plano Scanlon , através do qual pretende integrar a participação de grupos de trabalho em mudanças na empresa.
Sayles (1958) tenta estabelecer os efeitos da tecnologia sobre o comportamento dos grupos estudados , principalmente o comportamento de reclamação . Para ele , a tecnologia não significa que todos os equipamentos antes, mas quem faz isso com quem , onde, quando e quantas vezes ,
A tecnologia não afeta apenas as relações entre os grupos, mas que os modelos de relações dentro do grupo de trabalho e, portanto, a estrutura do próprio grupo. Muitos problemas persistentes relacionados com as relações laborais têm suas raízes na tecnologia da planta. O sistema social construído pelo processo tecnológico é também um determinante básico de atitudes e ações do grupo de trabalho .
Tecnologia influências sobre os padrões de conflito dentro da fábrica, mas não causa a sua criação. Em geral, as motivações envolvidas em causar tais conflitos são mais econômicos.
Em resumo, o estudo empírico dos comportamentos relevantes para a determinação dos pontos críticos da organização , mostrou a importância da tecnologia no seu hardware e software, como um dos principais determinantes do comportamento desses grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário